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Blue Chem a solução mais credível para as suas necessidades de abastecimento de AdBlue®.

Blue Chem a solução mais credível para as suas necessidades de abastecimento de AdBlue®.

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AdBlue

AdBlue® é um produto químico, complementar ao combustível, que deve ser utilizado em veículos a diesel equipados com tecnologia SCR (redução catalítica selectiva). Trata-se de uma solução aquosa de ureia de elevada pureza.

AdBlue® é um produto não tóxico e “amigo” do ambiente pois contribui activamente para reduzir os gases poluentes que provocam o efeito estufa, transformando os óxidos de azoto em componentes naturais do ar (azoto elementar e vapor de água).

Características 

As principais características do AdBlue® são: 

  • Trata-se de uma solução aquosa composta de ureia e água desmineralizada;
  • É um líquido incolor e inodoro;
  • O seu ponto de fusão é de -11ºC;
  • Tem um pH aproximadamente de 9,5;
  • Não é inflamável nem explosivo;
  • Não está classificado como matéria perigosa, tanto para as pessoas como para o meio ambiente.

O que pode fazer

Utilize materiais homologados, limpos e indicados para AdBlue®. O aço 100% inox 316 Ti e o PEAD são os materiais aconselhados. Deve evitar-se o contacto de AdBlue® com materiais de cobre, zinco, alumínio e aço normal, sob risco de se deteriorar a qualidade do produto e causar problemas no catalisador e outros equipamentos.

Proteja o AdBlue® de toda a contaminação com combustível, óleo, água, poeira, sujidade, metais, detergente, etc.

Armazene o AdBlue® a temperaturas compreendidas entre 30 ºC e -11 ºC.

Utilize exclusivamente AdBlue® de acordo com as normas DIN 70070 e ISO 22241-1.

O que não pode fazer 

  • Nao utilize AdBlue® como aditivo para gasóleo;
  • Nao deite AdBlue® no depósito de combustível;
  • Nao funcione sem AdBlue®;
  • Nao torne a encher recipientes de AdBlue® usados sem uma prévia limpeza certificada;
  • Nao armazene AdBlue® à luz solar directa;
  • Não permita qualquer contacto entre o AdBlue® e qualquer outra substância ou material para além de aço 100% inox 316 Ti e o PEAD (polietileno de alta densidade);

Qualidade e Segurança 

A qualidade do AdBlue® da Blue Chem é a sua característica mais relevante. De facto, fabricamos um produto de extraordinária pureza, reconhecidamente o melhor do Mercado, que cumpre rigorosamente as normas em vigor; antes de ser disponibilizado aos nossos Clientes, o AdBlue® é sujeito a um rigoroso controlo de qualidade efectuado regularmente em laboratório próprio e por laboratórios independentes.

Normas pertinentes sobre AdBlue® e ureia: 

  • ISO 22241-1: Requisitos sobre qualidade;
  • ISO 22241-2: Métodos de ensaio
  • ISO/DIS 22241-3: Manuseamento do transporte e armazenamento;
  • ISO/DIS 22241-4: Interface de reabastecimento;
  • ISO 9001: 2008;
  • DIN 70070;

Perguntas frequentes 

  • Terei de utilizar o AdBlue®? Porquê?
  • Todos os veículos pesados com motores a diesel registados a partir de 1 de Outubro de 2006 têm de cumprir o disposto na norma Euro 4 em matéria de emissões poluentes. De forma a cumprir as normas ambientais Euro 4 e Euro 5 (mais recente), sobre as emissões poluentes dos camiões, a grande maioria dos fabricantes optou pela tecnologia SCR que requer a utilização de uma solução aquosa de ureia a 32,5%.
    Apesar de existir uma tecnologia alternativa, a EGR que leva ao aumento do consumo de gasóleo, constata-se que a generalidade dos fabricantes optou pela SCR sendo que a partir de 01 de Janeiro de 2015 (data de entrada em vigor da norma Euro 6) todos terão de a usar. Também nos Estados Unidos a norma EPA 2010 leva à utilização da tecnologia SCR.
  • O que é a Tecnologia SCR (redução catalítica selectiva)?
  • A tecnologia SCR reduz as emissões poluentes dos motores diesel pois os óxidos de azoto (NOx), ao passarem pelo sistema de escape, misturam-se com o AdBlue® transformando-se em azoto e vapor de água (que são componentes naturais do ar) por intermédio de uma reacção catalítica acelerada pelo calor.
  • Qual o prazo de validade do AdBlue®?
  • A sua vida útil será de aproximadamente 1 ano, desde que este seja armazenado a uma temperatura entre -11ºC e 30ºC, e desde que se evite a sua exposição prolongada às diferentes condições climatéricas nomeadamente o sol.
    O AdBlue® pode congelar se a sua temperatura descer abaixo de -11°C; contudo, não sofre qualquer dano durante o processo de congelamento, e uma vez regressado ao seu estado original, a solução irá retomar a sua concentração e qualidade. A quantidade de ureia incluída pode diminuir se o AdBlue® for conservado a temperaturas superiores a 30°C podendo também, neste caso, formar-se amoníaco.
  • O AdBlue® é um aditivo para o gasóleo?
  • Não. Tem um sistema separado que nunca entra em contacto com o gasóleo.
  • Qual o consumo de AdBlue®?
  • Em média, o consumo de AdBlue® será de 1,5 litros por cada 100 km (condução em auto- estrada).
  • O que é a Legislação Euro 4, Euro 5 e Euro 6?
  • Legislação que obriga os veículos a gasóleo a reduzir as emissões provenientes dos motores. 
    A norma Euro 4 entrou em vigor em 1 de Outubro de 2006. 
    A norma Euro 5 entrou em vigor em 1 de Outubro de 2009. 
    A norma Euro 6 entrou em vigor em 1 de Janeiro de 2015.
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Disponível nos seguintes jerrycans:

10 litros - Ref. 65615 

20 litros - Ref. 65616

Adblue 10 litros Adblue 20 litros

 

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17 março 2015